27 CONVIVIO DE PENDILHENSES EM LISBOA
No dia 8 de Julho realizou-se no Parque florestal de Monsanto junto ao Estádio de Pina Manique mais um Encontro de Pendilhenses residentes na CAPITAL do País. Como vem sendo hábito ao longo dos Anos, a parte da manhã foi preenchida com a celebração da missa pelo Padre Azevedo que na homilia enalteceu a importância destes encontros na preservação da amizade, usos e costumes das Terras onde os convivas têm as suas raízes. Os Cânticos litúrgicos estiveram a cargo de Ilídio Rodrigues que também acolitou o sacerdote na Celebração.
A manhã foi este ano para algumas pessoas um pouco perturbada pelo motivo de não se poder fazer fogo no local que até está apetrechado com assadores próprios mas que não se puderam utilizar pelo motivo de o País se encontrar em alerta amarelo neste trimestre de Julho a Setembro. Esta informação chegou um pouco atrasada originando a que pessoas que levaram alimentos para serem confeccionados no Local tiveram que socorrer-se de grelhadores eléctricos, tudo se resolveu em boa harmonia, o tempo da refeição foi em saudável confraternização de todos as pessoas presentes.
Parte da tarde foi preenchida com muita animação e jogos Tradicionais, o Grupo Musical Paulino+2 animou o concorrido Bailarico durante algumas horas, seguiu-se o Leilão de bebidas oferecidas por conterrâneos, sendo leiloeiro Zé Mineiro apoiado por Mário Pereira, seguiu-se uma breve e muito aplaudida actuação dos Bombos de Pendilhe, pelas 17 horas foi tempo de entrarem cena OS ROCK NA LATADA que durante uma hora e meia puseram as pessoas em delírio abanando o “capacete” com seu reportório de rock e algum heavy metal. Foi desta forma que a banda se apresentou pela primeira vez em Lisboa com uma excelente actuação, esta Banda Composta por talentosos jovens músicos de Pendilhe formada há cerca de dois anos aproximadamente e que até ao Ano Passado não tinha nome artístico adoptou o sugestivo nome ROCK NA LATADA de uma Crónica do JORNAL NOTICIAS DO PAIVA escrita por mim publicada no número de Outubro de 2006.
Neste evento houve ainda a venda de produtos regionais, lá estava uma venda de enchidos e lacticínios da região, a Maria dos Prazeres com sua venda de chás ervas aromáticas e artesanato feito por esta Senhora de Pendilhe, também a Teresa da Latada (mulher de sete ofícios) não faltou com a sua venda de biscoito (doce da Teixeira).
E assim terminou mais um agradável e belo encontro de pendilhenses em Lisboa.
Julho de 2007
Nelson Lisboa