Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Wednesday, July 18, 2007

PEREGRINAÇÃO DIOCESANA DE 10 DE JUNHO Á SENHORA DA LAPA TRADIÇÃO MANTEM-SE

em a chuva e vento que se fez sentir neste dia impediu que milhares de romeiros devotos da Senhora da Lapa de vários pontos do país mas sobretudo da Diocese de Lamego ali se deslocassem para participar e assistir ás cerimónias religiosas presididas pelo Bispo da Diocese D. Jacinto Botelho.

Esta peregrinação anual começou com a tradicional novena sempre muito participada pelos devotos que para ali se deslocam nos primeiros dias de Junho e ali ficam cumprindo suas promessas ou pedindo protecção e resolução divina para os seus problemas do dia a dia. Este ano foi Pregador da Novena (ou Orador como agora se chama Tecnicamente) o Jovem Padre Natural de Pendilhe José Alfredo, e cujo tema da Pregação foi o Terço do Rosário e vida contemplativa ou seja rezar em família e ensinar os Jovens a rezar e contemplar os mistérios do rosário. No dia 10 de Junho de manhã foi a grande concentração das dezenas de Paróquias da Diocese que com suas Cruzes lanternas e estandartes processionais deram brilho à (desfile) Procissão que saiu da Igreja em direcção ao Miradouro onde foi celebrada a missa campal presidida por D. Jacinto e concelebrada por vários Sacerdotes Diocesanos e de Ordens Religiosas. Os Cânticos estiveram a cargo do Coro do Seminário de Lamego composto por Jovens Seminaristas e muito bem dirigido pelo seu Maestro que interpretou solenemente a solo de Cornetim alguns trechos musicais de Louvor á Virgem.Finda a missa foi hora de aconchegar os estômagos e regressar ás suas terras e suas casas confortados com todas

As emoções vividas na Senhora da Lapa onde se Volta sempre enquanto há vida. Pendilhe que ao longo dos anos sempre esteve representado oficialmente com cruzes e estandartes para levantar na Procissão este ano não se fez representar por motivos que segundo ouvi dizer se deveu a algum cansaço e avançada idade do Pároco Reverendo Acácio Nunes. Mas estiveram muitos pendilhenses que para ali foram de novena e outros no último dia oxalá a Senhora da Lapa lhes conceda as graças pedidas.

Nelson Lisboa

2007

0 Comments:

Post a Comment

<< Home