Na madrugada do dia 25 de Maio partiu para Shama junto á Cidade De Naqoura onde está instalado o Quartel General da UNIFIL no sul do Líbano a UNIDADE DE ENGENHARIA 2 do nosso Exército ,
foi substituir a UNIDADE DE ENGENHARIA 1 que lá se encontrava desde Dezembro e que depois de um excelente trabalho feito no terreno regressaram com o dever cumprido e altamente elogiado e reconhecido pelas autoridades locais Militares e Civis segundo informações do seu Comandante Tenente Coronel Firme Gaspar aos órgãos de Comunicação Social. Os trabalhos iniciais foram terraplanagem e construção do aquartelamento onde ficaram instalados, depois deste trabalho realizaram trabalhos como construção de heliportos creches para crianças, desobstrução de Vias, arruamentos e apoio a forças Militares de outros países que lá se encontram e reconhecem na engenharia portuguesa trabalhos altamente qualificados e por isso os preferem, recorde-se que no Líbano se encontram mais quinze mil Militares De vários Países Formando as Forças da UNIFIL ali destacadas.. Como curiosidade esta Unidade tinha como segundo Comandante o SR. Major Engenheiro Arlindo Domingues, pessoa com ligações muito afectivas à Vila de Mões/Castro D’Aire por motivo de sua Esposa dali ser originária.
A Engenharia 2 que agora se encontra naquele Teatro de Operações é Comandada Pelo Sr. Tenente Coronel Engenheiro Rodrigues dos Santos e Major Ferreira, foi essencialmente formada no Regimento de engenharia Nº1 Pontinha e fez a sua preparação em SANTA MARGARIDA finda a qual lhes foi entregue ao seu comandante o Estandarte Nacional (BANDEIRA NACIONAL) que os acompanhará na missão em Cerimónia ali realizada no dia 8 de Maio. Esta Unidade é composta por um batalhão dividido em três módulos um módulo de apoio que integra vários pelotões como o da saúde, alimentação, Transmissões, secretariado, segurança, e Desminagem. Um Módulo de construções Verticais e outro de Construções horizontais, irão continuar o trabalho de reconstrução das partes destruídas pela Guerra travada entre Israel e o Hesebolla. Estes Homens são assistidos espiritualmente pelo Padre Capelão Tenente Coronel Teixeira, um frade franciscano do Alentejo. São um total de 141 homens e mulheres com uma moral elevada cientes dos riscos que correm, mas também com muito profissionalismo e dedicação que saberão elevar bem alto em terras do médio Oriente a Bandeira Portuguesa, o nome de Portugal e as suas Forças Armadas, neste contingente e integrando a equipa de Transmissões seguiu o 1º sargento TM Rui Lisboa filho de Diamantina e Nelson Lisboa naturais de Pendilhe, a quem cabe por missão manter operacionais as redes de comunicação do aquartelamento com o resto do mundo, a todos desejamos uma boa Missão e bom regresso para junto de suas famílias.
Nelson Lisboa
Junho 2007
0 Comments:
Post a Comment
<< Home