Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Sunday, October 03, 2010

10 DE JUNHO - DIA NACIONAL DOS COMBATENTES, CELEBROU-SE MAIS UMA VEZ NOS JARDINS DE BELÉM JUNTO AO FORTE DO BOM – SUCESSO


As comemorações do dia nacional do combatente espalharam-se por todo o país, mas a concentração maior foi em Belém onde está o Mural com os nomes de todos aqueles que perderam a vida ao serviço da Pátria especialmente no ex Ultramar Português. As cerimónias começaram com uma missa de sufrágio pelos combatentes falecidos no Mosteiro dos Jerónimos, e foi celebrada pelo Pároco de Santa Maria de Belém e pelo Capelão da Marinha graduado em Cap. De Fragata, Domingos Nazaré.

Posteriormente, junto ao Monumento onde se encontravam delegações de todo o país da Liga dos combatentes, as cerimónias foram presididas pelo Vice-Almirante Vidal de Abreu que disse a determinada altura do seu discurso:

Pelo 17º ano consecutivo, num verdadeiro exercício de cidadania, encontramo-nos junto a este monumento para homenagear Portugal. Porque a forma de o fazer será homenagear todos quantos ao longo da nossa História, chamados um dia a servir Portugal, tombaram no campo da Honra em qualquer época ou ponto do globo”. Seguiu-se a homenagem ao segundo Tenente Oliveira e Carmo, herói do Oriente, morreu em combate no Mar de DIU, no longínquo Ex Estado da Índia Portuguesa em 1961 e comandava a pequena lancha da Marinha VEGA que em combate desigual lutava contra a poderosíssima Aviação e Marinha Indiana, tendo sido Flagelada e afundada por estes meios bélicos Indianos, morrendo, desta forma um marinheiro e o Comandante da Vega, Jorge Manuel Catalão de Oliveira e Carmo, que antes disse aos seus marinheiros para se fardarem de Gala, e assim morreriam com mais Honra.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home