Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Sunday, October 03, 2010

PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, MAIS UMA VEZ SE REALIZOU PERCORRENDO AS RUAS TIPICAS DO BAIRRO DA MOURARIA.

No dia 9 de Maio realizou-se a tradicional procissão mais emblemática de Lisboa. Organiza da pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e S. Sebastião e em vésperas da visita de sua Santidade Bento XVI a Portugal, as Ruas da Mouraria Intendente e praça da Figueira encheram-se de Pessoas Cristãs praticantes ou não mas com uma enorme devoção á Senhora da Saúde. Muitos pagando promessas agradecendo graças concedidas, outros pedindo cura para suas enfermidades de seus familiares e amigos, um Mar de gente povoou nessa tarde aquele castiço Bairro Lisboeta com as ruas pejadas de rosmaninho e falado e cantado pelas mais belas vozes do Fado de Lisboa.

A presença maciça dos cristãos nesta procissão que sem ser divulgada pela Comunicação Social revela que a Igreja de Lisboa e a Igreja Católica no Mundo vai continuar a sua missão de evangelizar e levar apoio aos mais necessitados como tem feito desde á mais de 2000 Anos. No meio da multidão por lá encontrei Pessoal conhecido de Pendilhe, vi o Avantino Ferreira e esposa Celizia, falei com o António Esteves e esposa Maria e ainda minha prima Conceição Lisboa e o marido Alcino.

Esta procissão tem uma forte componente militar a Charanga a Cavalo da GNR abre a procissão com o S.Jorge montado em um dos Solípedes e os vários Andores são precedidos de uma Banda de musica militar, assim o andor de S. António é transportado por elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros seguido da respectiva Banda musical, o da S. Barbara é transportado por militares de Artilharia e Banda do Exército, S. Sebastião transportado por elementos da PSP e Banda PSP, A Banda da Força Aérea acompanha outro dos Andores, o Andor da Sri da Saúde é transportado por elementos da Irmandade e acompanhado pela Banda da Marinha, debaixo do Palio vai o Bispo das Forças Armadas e vários capelães militares e hospitalares acompanha a Banda da GNR. Várias Ordens, associações e Irmandades ligadas á Pastoral da Saúde também participam, um dos momentos mais simbólicos do percurso é quando o Andor da Sr.ª da Saúde passa próximo do Hospital de S.José para e é estrategicamente voltado para as Janelas daquele grande Hospital e os enfermos nas Janelas acenam pedindo graças para as suas enfermidades.

Há mais de quinhentos Anos a Peste Negra chegou a Portugal e a Lisboa matando mais de um terço da população entre os quais muitos militares, então estes evocaram Sebastião antigo militar e de grande devoção na época para interceder perante a avassaladora peste que invadia o País. Mais tarde o Papa Inocêncio XII concedia indulgencias plenárias á confraria Bem-aventurada Virgem Maria Senhora da Saúde que se havia de juntar á de S. Sebastião e assim nasceu o culto á Senhora da Saúde na Mouraria.


Nelson Lisboa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home