Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Sunday, December 13, 2009

FALECEU TRAGICAMENTE ROBERT ENKE



MAIS QUE UM BOM DESPORTISTA

FOI EXCELENTE SER HUMANO ERA


UM ANJO NA TERRA PARA OS ANIMAIS ABANDONADOS.

Este futebolista Alemão ficou conhecido dos portugueses por ter jogado no Benfica durante três Anos 1999/2002 onde agarrou a titularidade e defendeu a baliza encarnada com inegável classe. Depois de dar nas vistas no clube da Luz, outros grandes clubes da Europa acenaram-lhe com melhores regalias, mais prestígio e mais estabilidade (na altura o Benfica vivia um pouco instável e desportivamente não ganhava quase nada). Apareceu o Barcelona e ENKE apesar de gostar muito do Benfica e de Portugal não resistiu a mudar-se para lá. Sabe-se agora que um Ano depois começou o Calvário deste Jovem jogador animicamente abalado por não ter conseguido a titularidade no clube catalão. Foi o princípio para uma angústia que culminou com o seu trágico suicídio. Depois de uma época no Barcelona não conseguindo agarrar a titularidade, foi emprestado ao Clube Turco Fenerbahçe onde também não brilhou sabe-se lá porquê… Mas sabe-se que os adeptos turcos são fanáticos e não perdoam qualquer deslize aos seus atletas, muito menos a estrangeiros. Enke não aguentou a pressão

e veio embora, passou depois pelo Tenerife até que em 2006 voltou à sua Alemanha para jogar no HANOVER96 onde era o Nº 1 e capitão de equipa.

Agarrou também o lugar de guarda-redes, titular da selecção da Alemanha alcançando assim o ponto mais alto da sua carreira. Iria estar no mundial 2010 na África do Sul, tinha tudo para ser feliz como desportista, mas a sua depressão escondida dos amigos e colegas. Corroía-o a morte de sua filha biológica LARA de 2 Anos que tinha uma doença cardíaca incurável. Este facto agudizou ainda mais a sua silenciosa doença, embora a sua esposa tudo fizera para que a morte da filha os unisse ainda mais, pensando que com amor superassem tudo. Para melhor ultrapassar o desgosto da filha perdida, ele e sua extremosa esposa adoptaram uma menina, LEILA de seu nome com seis meses de idade, tem agora oito, mas nem esse nobre gesto foi suficiente para afastar de vez tudo o que o apoquentava. Sabe-se agora pela voz embargada de sua corajosa esposa que ENKE não suportava o medo de que a sua doença fosse tornada publica e depois a Segurança Social lhe tirasse a filha adoptiva. Foi assim que telefonou ao seu médico psicólogo que o acompanhava desde 2003, dizendo-lhe que ia parar os tratamentos porque já se sentia bem, enganando assim médicos e familiares e fatalmente suicidou-se deixando uma carta escrita aos quais pediu desculpa pelo seu acto.

Mas ROBERT ENKE não foi só um excelente Cidadão Alemão, um futebolista de eleição, um bom marido, um excelente pai e um exemplar amigo do seu amigo. ENKE dedicava-se também a causas nobres eram um homem preocupado com os mais necessitados, com o ambiente e com os ANIMAIS abandonados. Enquanto esteve em Portugal construiu um canil no Jardim de sua casa em Sintra para onde levava os animais que encontrava abandonados, dando-lhe carinho comida e conforto. Ainda há cerca de seis meses passado estava eu a conversar com um amigo meu que tem um HOTEL para cães no Linhó Sintra e dizia-me esse amigo que ENKE quando foi embora de Portugal deixou os seus cães no seu Hotel e na altura desta conversa ainda lá tinha dez cães e vinha frequentemente a Portugal regularizar financeiramente a estadia desses animais. Em 2002 no Mundial da Coreia fez campanha pela PETA, Associação Mundial dos Direitos dos Animais.

Isto revela a imensa dimensão da humanidade deste Jovem de 32 anos, perfeccionista de eleição que deixou estupefactamente o mundo do futebol de luto e um grande pesar a todos aqueles que o admiravam também pelas causas sociais que apoiava e dava a cara por elas. Suicidou-se numa linha de comboio da Alemanha. Ao seu funeral assistiram no Estádio do Hanôver cinquenta mil pessoas numa invulgar cerimónia fúnebre marcada pelo mais profundo silencio e de pesar. Só comparado naquele País com o chanceler Alemão, Konrad Adeneur, em 1967. O Benfica fez-se representar no Funeral pelo dirigente Rui Gomes da Silva, e pelo guarda-redes Moreira que tinha sido colega de quarto do malogrado atleta enquanto jogador do Clube da Luz.

As últimas horas de ROBERT ENKE, ( Fonte: “Correio da Manhã” ) 17h18 de domingo 8-11-2009 termina o Hanover-Hamburgo (2-2). Enke vai às bancadas cumprimentar os adeptos.17h27 diz a um jornalista que vai ver o Alemanha - Chile em casa no sofá. 18h50 despede-se do seu amigo e conselheiro Jorg Neblung e vai para casa ter com a família. Segunda-feira 9-11-2009, 8h40 toma o pequeno-almoço em casa e vai para o treino. 10h08 corre á volta do Lago Maschsee, com o treinador Andreas Bergmann e os colegas Djakpa, Sérgio Pinto e Balitsch. 12h35 abandona o estádio. 14h passa a tarde com a família numa exposição sobre o corpo humano. Leva a sua filha Leila ao colo. Terça-feira 10-11-2009. 14h falta ao treino.15h30 Neblung preocupado telefona a sua esposa e á policia. 18h07 Estaciona o Mercedes ML numa rua escura junto á linha do comboio. Deixa a sua mala no banco do passageiro. 18h17 o comboio 4427 (Bremen-Hanover) aproxima-se a 160 km/h. Um maquinista diz que viu alguém na linha. O outro puxa o travão de emergência. Tarde demais ENKE morre a 2,5Km da campa da filha.

A terminar esta crónica deixo um poema de Almeida Garrett.

Eu tinha umas asas brancas, asas que um anjo me deu, que, em me eu farta-se da Terra, batia-as, voava ao céu.

NELSON LISBOA

Novembro 2009

0 Comments:

Post a Comment

<< Home