Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Sunday, December 13, 2009

FESTAS DA SENHORA DA ASSUNÇÃO EM PENDILHE 2009


A população de Pendilhe residente e seus emigrantes viveram com grande entusiasmo e dedicação as festividades em honra da sua Padroeira, que começaram em 6 e se prolongaram até ao dia 15 de Agosto. A tradicional novena e missa Festiva sempre muito participada pela população foi orientada pelo Pároco Acácio Nunes coadjuvado pelo Padre Zeca que dirigiu e acompanhou ao Órgão os cânticos litúrgicos.

Houve provas desportivas e jogos tradicionais, muita musica variada desde Folclore Tocadores de concertina e cantadores á desgarrada, não esquecendo a onda musical de Verão normalmente “PIMBA”até ao POP/ROCK. Muita animação muita LUZ e COR… O bonito e moderno Largo da Latada sempre apinhado de gente que desfrutava dessa alegria festiva e saciava o estômago nas várias Tasquinhas e Bares espalhados pelo espaçoso largo. Não faltavam também as várias barracas de venda de brinquedos, roupas, frutas, farturas, churros, pipocas e doces tradicionais. Havia ainda uma tenda da Associação de Apoio Domiciliário a idosos ALVORADA NA SERRA, onde as pessoas se poderiam inscrever como Sócios podendo desta forma usufruir mais tarde dos direitos que lhes assistem na utilização das valências do Futuro Lar de idosos, que se prevê que seja construído no Lugar de Arrochada onde esta Associação já comprou o Terreno.


O dia maior foi o dia 15, que acordou com uma potente e estrondosa descarga de Morteiros fazendo vibrar os sensores de alarme dos automóveis que de imediato se fizeram ouvir. Depois foi o grupo de Bombos de Pendilhe mais a Banda Musical que ainda cedo percorreram as ruas e calçadas da freguesia anunciando o tom Festivo desse dia. Às 10.30H foi a missa Solene em honra da Padroeira presidida pelo Padre Acácio que nesse mesmo dia completava 52 Anos de Sacerdócio. A missa foi abrilhantada pelo Coro da Banda Musical de S.Tiago de Ribaúl Oliveira de Azeméis, seguiu-se a majestosa e bonita Procissão na linha da Frente.

Seguiram-se os Bombos de Pendilhe abrindo Alas com seus arrufos, depois muita gente incorporada, escuteiros, Ordens e Irmandades Religiosas, bandeiras e guiões desfraldada/os. Muitos andores, muitas crianças vestidas de Anjinhos e figuras bíblicas, debaixo do Pallium, o Padre Zeca vestido com sua Bonita e Rica Capa Festiva levavam o Santo Lenho. Seguia-se a Banda Musical que mesmo em grande esforço devido ao longo percurso e ao imenso calor que se fazia sentir nunca parou de tocar marchas e hinos de louvor à Virgem Maria e criando um grande momento de emoção quando já junto da Igreja e ao recolher da Procissão tocaram o hino do Adeus que normalmente só se houve em Fátima e uma grande multidão começou a acenar com lenços brancos. Depois foi a tradicional descarga de foguetes durante 20 minutos, seguiu-se o Almoço com as numerosas famílias e Amigos a debandarem para suas casas.


Mas a festa continua e pelas 14,30h começaram a sair dos vários bairros da freguesia os ranchos com as suas ofertas para o leilão, é um momento bonito e único nas festas da região onde o bairrismo e a sã amizade entre Lugares da freguesia andam de mãos dadas. A banda de música divide-se em grupos e cada um vai para seu bairro, a música é sempre a mesma!... Apita o comboio e tal!... Toda a gente canta e dança, todos querem que o seu bairro seja o mais rentável monetária mente.

Realizou-se o sempre e muito concorrido leilão, depois foi um magnifico concerto musical pela banda até às 20H. De seguida entrou em acção o grupo Musical que animou Pendilhe pela noite dentro (“Notas Soltas”) e à meia-noite foi a sempre muito esperada sessão de fogo preso e de artifício que durante meia hora brilhou e coloriu os Céus de Pendilhe nessa noite de Luar a 15 de Agosto. Milhares de Pessoas vindas de vários pontos do país assistiram a este espectáculo. Parabéns à organização.

Agosto 2009

Nelson Lisboa

1 Comments:

Blogger Blazing Noise said...

A terra mais bonita de portugal, deixa saudades nos nossos coraçoes ;)

um abraço a todos os pendilhenses este ano la estaremos para uma caminhada nocturna a anta ;)

Sandro Rosa

5:38 AM  

Post a Comment

<< Home