Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Wednesday, September 26, 2007

FESTAS EM HONRA DA SENHORA DA ASSUNÇÃO EM PENDILHE


Os Pendilhenses viveram com muita devoção mais uma festividade em honra da sua Padroeira, de seis a quinze de Agosto houve muita música variada desde folclore ao Rock da Pesada. Bastante fogo a rebentar nos céus, jogos tradicionais e torneios desportivos. A novena e o sermão do dia festivo estiveram a cargo do Padre Duarte da Diocese de Lamego pedindo aos Cristãos para que não abandonem a fé em Deus nem se deixem deslumbrar pelo pelo materialismo e ateísmo que se vive essencialmente na Europa. O dia 15 amanheceu, ameaçando alguma chuva mas o Som dos Bombos de Pendilhe e a Banda de Musica que percorreu as Ruas da freguesia deram o tom Festivo daquele dia Pelas dez e trinta foi celebrada a missa, seguida da sempre imponente e majestosa Procissão com bonitos andores, bem ornamentados com flores naturais, muito concorrida e apreciada por milhares de pessoas que lá se encontravam pelas ruas e nem a forte chuvada que caiu durante o percurso a fez parar.

De tarde houve a saída dos vários bairros da Freguesia com seus ranchos levando ofertas para o sempre animado leilão, é bonito ver o bairrismo e a dedicação de pessoas simples que se unem trabalhando, cantando e dançando até á exaustão para que o seu Bairro seja o melhor e para que seja sempre o mais rentável para a Padroeira, é uma característica única das Festas da Região. Em Festa alguma dos arredores se vê este saudável Bairrismo.


Seguiu-se um espectacular Concerto Cénico e Musical executado pela Centenária Banda Marcial de Cambres dirigida superiormente pelo seu Maestro Dr. Orlando Sousa que quase por magia dirigia os executantes da sua Banda de onde um apurado som musical, que contagiou as centenas de pessoas presentes, criando uma empatia entre Público e Banda de Musica nunca visto em Pendilhe e que nunca lhe regateou aplausos, parabéns a estes músicos e ao seu “mágico Maestro”.

Pelas 22horas foi a vez de mais um bom conjunto musical animar os Pendilhenses, e pela meia-noite foi a vez de ser lançado uma magnífica descarga de fogo de artifício e fogo preso que trouxe á freguesia milhares de visitantes.

Assim terminaram as festas da Senhora de Assunção 2007 em Pendilhe.

Nelson Lisboa

Agosto 2007

1 Comments:

Anonymous Maestro Orlando Rocha said...

Ola muito Boa Noite. Acabei de, por acaso, encontrar este site que se refere, entre muitas coisas, Há minha pessoa. Os meus agradecimentos como maestro e por ter conseguido ajudar ao fulgor dessa festa e so um pequeno repáro. Maestro Orlando Rocha e não orlando Sousa. Bem haja a Pendilhe. :)

8:10 PM  

Post a Comment

<< Home