Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Wednesday, September 26, 2007

CAMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE PAIVA HOMENAGEIA EMIGRANTES DO SEU CONCELHO


No dia 4 de Agosto festejou-se pela primeira vez na sede Concelhia o dia do Emigrante.

O programa de homenagem começou às dez horas e trinta minutos no Auditório Carlos Paredes, superlotado de Famílias Emigrantes com uma sessão de esclarecimento sobre a dignidade desta homenagem e apresentação de novos projectos e empreendimentos para o Município de Vila Nova de Paiva.

A Dr.ª Cristina assessora do Sr. Presidente da Câmara, fez uma breve introdução do programa do dia e declamou um belo Poema escrito por um emigrante natural do concelho e deu de seguida a palavra ao Sr. Presidente da Câmara, Digníssimo Sr. Manuel Custódio que explicou o porquê daquela homenagem salientando o facto de sermos um Concelho de forte emigração, primeiro para o Brasil e América passando por África e a partir da década de sessenta para a Europa. Devido a existir em Vila Nova de Paiva duas freguesias que são consideradas as mais emblemáticas em termos de emigração, Vila Cova á Coelheira a Freguesia mais “Brasileira” de Portugal e Queiriga a Freguesia mais “Francesa” de Portugal, não havia mais tempo a esperar para que se criasse o dia do Emigrante no Município e que a partir de agora todos os anos celebrar-se-á este dia, homenageando todos aqueles que longe das seu torrão natal muito também contribuem para o seu desenvolvimento, lembrando que em épocas de grave crise financeira deram um grande contributo ao País com as suas economias e investimentos. Falou também dos vários Projectos de desenvolvimento para Vila Nova de Paiva do que está a ser feito e do que há para fazer.

Depois falou um Orador convidado Dr. Cunha Barros especialista em Turismo Rural, salientando o facto de esta área de turismo estar a ter cada vez mais desenvolvimento no nosso País especialmente nas regiões do Alentejo, Centro e Norte de Portugal incentivando os emigrantes a investirem neste tipo de Turismo no seu Concelho. Esclareceu que no Distrito de Viseu só dois Municípios não têm qualquer unidade hoteleira nesta especialidade turística sendo um deles, Vila Nova de Paiva.

Foi então a vez de ir ao Palratório o Sr. Arquitecto da Câmara, para falar sobre o mega projecto da Rota da água, um arrojado e bem planeado projecto de sete km junto ás margens do rio Paiva de Vila Nova a Fráguas, com passeios pedestres pistas para bicicleta, Canoagem, áreas de lazer e de descanso para todas as idades.

Falou de novo o Sr. Presidente da Câmara para anunciar mais um projecto em vias de concretização, trata-se da criação de uma sociedade anónima para a recuperação de degradadas casas em Pedra do nosso Concelho, podendo serem mais tarde alugadas ou vendidas a quem as procure. Incentivou os seus proprietários a recuperá-las com isenção de pagamento de taxas de licença, incentivando as pessoas presentes a investirem nessa sociedade com a garantia que por qualquer motivo desistirem serão sempre reembolsados do investimento que fizeram. Terminou dizendo que está em estudo a criação do Museu do Volfrâmio nas Minas da Queiriga (um mineral tão bem retratado por esse Mestre da literatura portuguesa Aquilino Ribeiro num dos seus livros com o mesmo Titulo). Chegou a hora do almoço que decorreu no Parque Botânico Arbutos do Demo, um espaço lindíssimo onde a natureza das suas abundantes sombras e o colorido das flores imperam. Uma apetitosa sardinhada e carne grelhada acompanhada de bom vinho da região saciou os estômagos da vasta caravana de emigrantes, seguiu-se uma visita guiada ao Parque durante a tarde, pelas 19 horas houve missa campal no largo da feira celebrada pelo Pároco reverendo Justino Lopes, que lançou um repto as autoridades autárquicas para que futuramente se faça Justiça aos emigrantes construindo-se-lhes um Monumento num dos Largos ou Praças da Vila, os cânticos litúrgicos foram muito bem interpertrados pelo grupo Coral de vila Nova de Paiva superiormente acompanhados pelo seu Organista.

Pelas 22horas foi a vez de subir ao palco a popular Isabel Silvestre Solista do Grupo de Cantares de Manhouse S. Pedro do Sul, e agora com uma Carreira mais a Solo que interpretou, sempre muito aplaudida, vários temas da sua Carreira musical e alguns de Zeca Afonso. Assim terminou o primeiro dia do emigrante do Conselho de Vila Nova de Paiva. Parabéns à Organização

Nelson Lisboa

Agosto 2007

0 Comments:

Post a Comment

<< Home