Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Sunday, September 21, 2008

UM PENDILHENSE QUE SE DESTACA NA ARTE CIRCENSE

JOÃO PAULO SANTOS
UM PENDILHENSE QUE SE DESTACA NA ARTE CIRCENSE
Estive recentemente em Pendilhe onde encontrei o João Paulo que estava de passagem para a Cidade de Guimarães, na qual iria apresentar o seu Espectáculo “CONTIGO”, na semana de Teatro da Cidade BERÇO. Aproveitou algumas horas para visitar a sua Terra de Coração, quando há cerca de oito Anos o tinha entrevistei para o NP era ele um promissor estudante da ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS - CHAPITÔ de LISBOA. Aproveitei a oportunidade para falar com o João Paulo, sobre os seus Espectáculos, que tem percorrido o País e Estrangeiro.

NP - Como tem sido a tua vida de Artista nestes últimos Anos?
JP – Bom… Como sabes fui para França estudar, durante cinco anos tirei o meu curso no Centro Nacional das Artes do Circo de Châlons-en-Champagne e onde resido actualmente.

NP- E realizaste o teu sonho de seres Artista do Novo Circo ou Moderno como lhe queiram chamar?
JP- Sim realizei e até foi para além daquilo que imaginava, atualmente sou o único Português artista de Circo com Curso superior, e um dos Sonhos que tinha era poder um dia ingressar na Companhia de circo SOLEIL que é uma Multinacional Americana e que recentemente Dezembro e Janeiro estiveram em Portugal com lotações esgotadas.

NP- mas acabaste por não ir para essa Companhia?
JP- Pois! Os Sonhos muitas vezes não se concretizam, mas neste caso fui eu que não quis, porque o que eu imaginava há anos atrás não é a realidade de hoje, eu tive o convite para ingressar no Circo SOLEIL há cerca de um Ano mas eu já tinha outros projectos. E embora fosse muito prestigiante porque é na realidade uma Companhia fabulosa em todos os sentidos e muito honra quem lá trabalha, cheguei á conclusão que querendo eu deixar uma marca como pessoa e como artista neste mundo e que eu possa levar para frente com um rosto com uma cara tinha que fazer uma escolha onde tenha liberdade de expressão e onde me sinta realizado e com os meus espectáculos que me têm dado muito êxito. Consigo essa realização… O que não aconteceria na SOLEIL seria apenas mais um.

NP- Como se chama o teu espectáculo?
JP- “Peut-être” que quer dizer Talvez, foi o meu primeiro espectáculo em 2007 estreei o “CONTIGO” que tenho andado a apresentar pelo País fora.



NP - Onde é que já levaste os teus espectáculos?
J.P - O primeiro começou em Tondela depois S.Comba-Dão, Sever do Vouga, Famalicão, Faro, Lisboa, Porto, Viseu e acabou em Évora. O “CONTIGO” estreou em Lisboa ,na CULTURGEST, DEPOIS CENTRO CULTURAL DE BELEM, OEIRAS, e em SERRALVES no PORTO era para ter feito também na GUARDA mas parti um pé e passou essa oportunidade e agora vou já hoje (9 de Fev.) para Guimarães onde vou actuar já amanhã.

NP- Qual o espectáculo que mais te realizou?
JP- Foi o primeiro que estreei em Tondela, era o primeiro estava lá a minha família e os meus amigos aqui de Pendilhe e era o príncipio de uma Carreira que me está a dar uma enorme satisfação ultrapassando as minhas expectativas. Outros que me marcaram muito positivamente foi o da Culturgest porque me estreava em Lisboa, a minha Cidade, em VISEU no CINE_TEATRO VIRIATO porque estava perto de Pendilhe e no CAMPO PEQUENO nos CONCERTOS DOS XUTOS E PONTAPÉS ONDE FUI ATRAÇÃO ESPECIAL.







NP - Projectos para o futuro?
JP - Em 2008 já tenho espectáculos programados até final de Setembro pelo País fora e no Estrangeiro, nomeadamente NOVA-YORQUE, vou fazer, também uma digressão na ÁSIA.

NP - Em que Países estrangeiros já actuaste?
JP - Espanha, França, Bélgica, Itália, Dinamarca, Inglaterra, Eslovénia, Croácia, Hungria, Tunisia, Bolívia e China. Era para ter feito uma digressão na África mas não se concretizou. Agora estou já a preparar um novo espectáculo que se estreará em 2009.

NP - Sendo tu um filho da Terra, se te convidassem para actuar no nosso Concelho aceitavas?
JP - Claro seria um prazer enorme mostrar o meu espectáculo às pessoas da minha Terra, para que elas reconheçam o meu trabalho gostava muito que isso acontece-se, mas devo dizer que sendo muito importante para mim por questões sentimentais, não é fundamental para a minha Carreira Artística que de momento está bem consolidada.

NP - Em Televisão tens feito alguma coisa?
JP - Em Televisão a SIC está a fazer um Programa comigo que é o “Perdidos e Achados” que é a sequencia de uma entrevista que me fizeram há cerca de dez Anos, aquilo vai ser feito em vários locais já começamos e brevemente será concluído.



NP - Queres dizer mais alguma coisa que eu não te tenha perguntado?
JP - Em primeiro lugar queria agradecer a ti Nelson e dar-te os parabéns pelo teu trabalho no N.P.que me dá um enorme prazer ler todos os meses, queria agradecer também ao SR. Director do Jornal o acompanhamento que tem feito da minha Carreira que mais parece o “Perdidos e Achados do NOTICIAS DO PAIVA”, a todos o meu sincero Obrigado.

Março 2008
Nelson Lisboa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home