Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Sunday, December 25, 2005

EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE MARIA ANTERA NA JUNTA DE FREGUESIA DO LARANJEIRO


A comemorar o seu vigésimo aniversário esta freguesia do Concelho de Almada, está a promover vários eventos culturais de entre os quais destacamos a exposição de pintura de uma “filha da nossa Terra” a Pendilhense Maria Cecília Cerdeira mas que adoptou o nome artístico de Maria Antera e que reside naquela freguesia há vários anos.
Esta exposição decorre de 21 de Outubro a 4 de Novembro que está patente ao Publico de 2ª a 6ª feira das 10 ás 12 e das 14 ás 16horas e aos sábados das 16 ás 19horas. Na inauguração que decorreu pelas 21.30h, a sala foi pequena para acolher tanta gente que ali acorreu para felicitar a Maria Antera por mais esta iniciativa. Estiveram ali presentes autarcas da freguesia, familiares, amigos e gente anónima que não quis perder este evento cultural que está inserido num Município onde os espaços ligados á cultura são abundantes.
Presidiu Ao acto o Sr. Presidente Autarca local acompanhado do vereador da Cultura daquela freguesia, que usou da palavra para enaltecer o talento e a criatividade da artista que descobriu esta sua vertente para a arte de pintar já um pouco “tarde” mas que tem uma enorme força de vontade e espírito de sacrifício para aprender e aperfeiçoar-se cada vez mais. Por sua vez o vereador da Cultura entregou a Maria Antera uma medalha comemorativa dos 20 anos daquela Autarquia. Maria Antera dirigiu também algumas palavras de agradecimento a todas as pessoas presentes, pelo apoio manifestado e agradeceu especialmente ao marido e filhos que lhe dão uma grande força seguiu-se um Coffebreak no Bar da Junta, fazendo-se um brinde de felicitações com um Vinho Moscatel da Região.


Falei com a Maria Antera que me revelou que pretende continuar a estudar afim de concluir habilitação que lhe permita talvez um dia ingressar na Escola de artes António Arroio, por enquanto vai continuar a estudar pintura no atelier de artes em Almada, trabalhar e cuidar da família.
A artista pretende concretizar um sonho que acalenta há algum tempo, que será expor os seus quadros na Terra onde nasceu há quarenta anos, com pinturas referentes á ruralidade usos e costumes e toda a natureza envolvente de Pendilhe, oxalá essa vontade da Maria se realize e não será difícil arranjar espaço para tal uma vez que Pendilhe tem um novo edifício junto aos Canastros, que em minha opinião seria o local ideal para tal evento. A Maria Antera já expôs no seu concelho Vila Nova de Paiva, em Agosto de 2004 nas instalações da biblioteca municipal, e tem paralelamente à exposição do Laranjeiro alguns dos seus quadros expostos na Oficina da Cultura em Almada numa exposição colectiva com outros artistas, a pintura de Maria Antera revela-se em vários temas como o impressionismo e surrealismo e destacam-se a Rudeza da Beira Alta, a Tranquilidade do Alentejo e o Azul do Mar.
Registo com agrado o reconhecimento do trabalho da Maria Antera neste caso no Laranjeiro e desejo-lhe muito êxito nesta sua nova faceta de pintora de Arte e aqui estarei para divulgar os seus trabalhos, sempre que deles tenha conhecimento.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ilustre conterrâneo, companheiro de brincadeiras e pastorícia.
É com grande apreço, e expectativa, que vejo algo de substancial sobre, alguém ligado à terra que nos viu nascer.
Tenho, porém, verificado em outros blogs, algumas iniciativas, fogazes, no entanto louváveis, mas que se perdem dispersas e paradas, no tempo.
Espero que o teu blog, seja a pedrada no charco que crie um espaço de debate, troca de ideias, quiçá de documentos, que Pendilhe sempre precisou.
Porque não, criar aqui um polo de união entre colaboradores, que juntos, pedrão falar e levar Pendilhe mais além, sem bairrismos, sem medo de por ideias em espaços alheios; caso o alheio esteja de acordo, é claro.
Vejam-se Blogs como "Beijós XX" por exemplo.
Sem mais, porque já está longo.
Um abraço Nelson

3:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

onde se lê Beijós XX, deve ler-se Beijós XXI, as minhas desculpas pelo lapso.
Ah, P A R A B É N S, pela iniciativa

3:35 PM  
Blogger Nelson Lisboa said...

Olá companheiro Condor, mesmo nao estando a reconhecer-te agradeço as tuas palavras e dentro daquilo que for capaz, irei falar mais sobre Pendilhe e outros assuntos que em minha opinião tenham interesse no meu blog. Gostei sobretudo daquela parte companheiro de brincadeiras e pastoricia é interessante falar desses assuntos pois nunca devemos renegar o passado, gostaria que te identificasses melhor e se possível falarmos desses e outros temas ligados á nossa Terra. Com um abraço de amizade Nelson Lisboa.

1:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é amigo Nelson, não é que eu queira ser um mistério, porém, por agora, prefiro ficar no anonimato.
É uma das vantagens desta imensa máquina Blogsférica, que nos premite falar sem termos que nos inibir de dizer o que nos vai na alma, mas sempre com elevação.
Porém, podes crer que com as primeiras pistas (brincadeiras e pastorícia) vais lá chegar. um poquinha de paciência meu amigo.

1:21 PM  

Post a Comment

<< Home