Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Sunday, October 03, 2010

PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, MAIS UMA VEZ SE REALIZOU PERCORRENDO AS RUAS TIPICAS DO BAIRRO DA MOURARIA.

No dia 9 de Maio realizou-se a tradicional procissão mais emblemática de Lisboa. Organiza da pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e S. Sebastião e em vésperas da visita de sua Santidade Bento XVI a Portugal, as Ruas da Mouraria Intendente e praça da Figueira encheram-se de Pessoas Cristãs praticantes ou não mas com uma enorme devoção á Senhora da Saúde. Muitos pagando promessas agradecendo graças concedidas, outros pedindo cura para suas enfermidades de seus familiares e amigos, um Mar de gente povoou nessa tarde aquele castiço Bairro Lisboeta com as ruas pejadas de rosmaninho e falado e cantado pelas mais belas vozes do Fado de Lisboa.

A presença maciça dos cristãos nesta procissão que sem ser divulgada pela Comunicação Social revela que a Igreja de Lisboa e a Igreja Católica no Mundo vai continuar a sua missão de evangelizar e levar apoio aos mais necessitados como tem feito desde á mais de 2000 Anos. No meio da multidão por lá encontrei Pessoal conhecido de Pendilhe, vi o Avantino Ferreira e esposa Celizia, falei com o António Esteves e esposa Maria e ainda minha prima Conceição Lisboa e o marido Alcino.

Esta procissão tem uma forte componente militar a Charanga a Cavalo da GNR abre a procissão com o S.Jorge montado em um dos Solípedes e os vários Andores são precedidos de uma Banda de musica militar, assim o andor de S. António é transportado por elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros seguido da respectiva Banda musical, o da S. Barbara é transportado por militares de Artilharia e Banda do Exército, S. Sebastião transportado por elementos da PSP e Banda PSP, A Banda da Força Aérea acompanha outro dos Andores, o Andor da Sri da Saúde é transportado por elementos da Irmandade e acompanhado pela Banda da Marinha, debaixo do Palio vai o Bispo das Forças Armadas e vários capelães militares e hospitalares acompanha a Banda da GNR. Várias Ordens, associações e Irmandades ligadas á Pastoral da Saúde também participam, um dos momentos mais simbólicos do percurso é quando o Andor da Sr.ª da Saúde passa próximo do Hospital de S.José para e é estrategicamente voltado para as Janelas daquele grande Hospital e os enfermos nas Janelas acenam pedindo graças para as suas enfermidades.

Há mais de quinhentos Anos a Peste Negra chegou a Portugal e a Lisboa matando mais de um terço da população entre os quais muitos militares, então estes evocaram Sebastião antigo militar e de grande devoção na época para interceder perante a avassaladora peste que invadia o País. Mais tarde o Papa Inocêncio XII concedia indulgencias plenárias á confraria Bem-aventurada Virgem Maria Senhora da Saúde que se havia de juntar á de S. Sebastião e assim nasceu o culto á Senhora da Saúde na Mouraria.


Nelson Lisboa

PEDAÇOS DE HISTÓRIA DA GUERRA DO ULTRAMAR


O ALFERES HENRIQUE FERRERA DE ALMEIDA, FOI HOMENAGEADO NA SUA TERRA NATAL, SATÃO, PELO EXÉRCITO E PELOS CAMARADAS DO SEU CURSO.

Não importa agora se a Guerra era justa ou injusta importa que as Províncias do Ultramar eram Território sobe o domínio da Bandeira Portuguesa bem como o Estado da Índia: Goa, Damão e Diu. Macau e Timor. O serviço militar era obrigatório e os jovens foram arrancados ás suas famílias para combaterem por Portugal nesses longínquos territórios para onde partiram e onde muitos perderam a vida ao serviço da Pátria.

O Alferes Henrique Ferreira de Almeida partiu para a Guiné em Janeiro de 1968 e morreu em Combate em Julho de 1968, era então um jovem Oficial de elevado espírito de missão, tenacidade e coragem que a determinada altura e por ferimento do Capitão da sua Companhia assumiu ele o Comando da mesma. Quando se encontravam em Gamdenbel. Deslocaram-se depois para Cabedul onde o seu Aquartelamento foi atacado com um grande e vigoroso potencial de fogo. Durante o ataque inimigo deslocou-se incansavelmente debaixo de fogo aos vários pontos mais ameaçados esclarecendo incentivando e orientando os seus Soldados, conseguindo assim incutir em todos um espírito agressivo e uma vontade férrea para que o ataque diminuísse de intensidade mas sendo fatal para si. Foi atingido com o fogo inimigo e faleceu em 14 de Julho de 1968 dentro do seu Posto de comunicações. Durante a Cerimonia de Homenagem um dos participantes disse o seguinte…”traz-nos aqui a vontade de conservarmos a memória do Alferes Henrique Ferreira de Almeida um Jovem que morreu com um sofrimento que nem a ciência consegue descrever. Os técnicos podem especular, mas não são capazes de nos dizer inequivocamente o que se sente naquelas alturas”. Na cerimónia estiveram presentes várias entidades militares assim como o Presidente da Câmara Municipal de Sátão Dr. Alexandre Vaz e foi Presidida pelo Chefe do Estado-maior do Exército General José Luís Pinto Ramalho. Foi descerrada uma placa de homenagem na casa onde nasceu em 1947 o Alferes Henrique ferreira de Almeida e a Câmara Municipal de Sátão atribuiu o seu nome a uma das Ruas da Localidade. Seguiu-se depois a deposição de uma coroa de flores na campa do homenageado no cemitério de S.Miguel de Vila Boa com a presença do Capelão Chefe do Exército Coronel Cláudio Ferreira (Padre da Diocese de Viseu e actualmente Pároco em Campia) que concluiu a cerimonia dedicada a um Oficial, um Jovem que pela sua acção muito havia ainda a esperar e muito prestigiou o nosso Exército e Portugal.

O nosso concelho Vila Nova de Paiva também tem os seus combatentes, alguns também tombaram nessa Guerra, seria bom que a nossa Autarquia Municipal em colaboração com a Liga dos Combatentes, homenageassem os que por lá tombaram naturais do nosso concelho erigindo-lhe um Monumento numa Praça de Vila Nova de Paiva.

Por mais homenagens que se lhes preste a qualquer nível, nunca se lhes paga o seu sofrimento e de suas famílias. Mas também são factos que jamais podem ser ignorados e deve-se manter viva sem qualquer constrangimento esse pedaço da História de Portugal que para o bem e para o mal marcou uma Época na Juventude Portuguesa dos Anos 60/70.

Nelson Lisboa

PENDILHE ESTÁ NA MODA, BAR DISCOTECA H2O ATRAI JUVENTUDE DE VARIOS PONTOS DO PAÍS PARA OS SEUS EVENTOS


A ideia para a criação deste espaço Jovem, foi do Pedro e do Dinis Chaves, os dois irmãos que com a sua dinâmica empreendedora têm ao longo do ano organizado Festas de dança com os melhores DJ Nacionais (DJ Verylight, entre outros…) que por ali tem passado, oferecendo boa musica à Juventude que procura este espaço para se divertir, conviver e tomar uma bebida. Por lá tem passado algumas Top Models nacionais, caras conhecidas de telenovelas e outros programas de Tv. como Sara Kostov, Fátima Preto, Pedro Barroso, Sara Matos e Bruna Real. Este espaço de diversão tem acorrido muita gente normalmente jovem de varias terras vizinhas e de grande distância também, fazendo com que esta Aldeia nessas noites mais pareça uma cidade, tal é o movimento automóvel nessas noites de Glamour em Pendilhe.

Nelson Lisboa

Agosto de 2010

ERA UMA VEZ UMA JUMENTA


Ao longo dos anos e sempre que me desloco à minha Aldeia quase sempre ouço (e sem que para isso eu contribuía pois dada a minha sensibilidade neste tema prefiro não as ouvir só que por vezes não consigo passar indiferente a esse facto, porque quem as conta ainda o faz como se tivesse contribuído para a resolução do problema dos animais que já não são rentáveis aos seus donos) histórias de animais domésticos que já não sendo lucrativos para os seus donos são pura e simplesmente abandonados ou sacrificados mortalmente em condições cruéis e desumanas. Há dias alguém me contou que havia uma Burrinha já muito velhinha que tinha carregado muitas carradas de produtos agrícolas aos seus donos que transportou os seus donos em longas distancias que os ajudou na lide diária da sua vida campestre algumas vezes vencida pelo cansaço e pela idade caía sem forças, e á base de umas pauladas nas pernas no lombo ou nas orelhas lá tinha que de novo se levantar e seguir a sua marcha com as dificuldades físicas inerentes. Até que chegou a altura em que era necessário desfazerem-se do animal!!! Como já não tinha valor comercial porque que ninguém dá dinheiro por um burro velho e cansado, tem que se arranjar uma solução para se acabar com o animal, poderia-se por exemplo chamar um veterinário para dar um fim digno e sem sofrimento, mas como isso também tem custos financeiros, opta-se então pela maneira mais cruel e desumana. Arranca-se o animal do seu estábulo e ainda caminha até ao local do sacrifício abre-se uma vala e não sei com que meios provocam a morte do animal? E atira-se para dentro da vala onde fica soterrado. É lamentável que ainda haja casos destes que as pessoas não sejam sensíveis ao sofrimento destes seres vivos tão dóceis e tão inteligentes que servem de terapia até para crianças diminuídas mentais que serviu de transporte para o menino Jesus na fuga para o Egipto e que ao longo de milhares de Anos sempre ajudou o homem nos seus trabalhos.

Com isto apenas pretendo sensibilizar quem tiver estes animais que já lhes foram muito úteis e ajudaram a construir seu Património que por já serem velhos não os abandonem nem lhe dêem maus tratos dêem-lhe um fim digno sem sofrimento, hoje em dia já há algumas associações e refúgios destes animais que os aceitam nos seus espaços. Termino com parte de um poema do maior Cantor do Sertão Brasileiro o grande Luiz Gonzaga que homenageou os Jumentos em duas das suas mais criativas canções do nordeste.

“É verdade meu Senhor, essa estória do sertão, Padre Vieira falou, o Jumento é nosso Irmão. E na fuga para o Egipto, quando o julgo anunciou, o Jumento foi o transporte que levou nosso senhor, vossemecê fique sabendo que o Jumento tem valor.”

Nelson Lisboa

FESTAS DA SENHORA DA ASSUNÇÃO 2010 EM PENDILHE


Mais um Ano, mais uma vez se realizaram com o brilhantismo do costume as Festividades em honra da Padroeira de Pendilhe, SR.ª DA ASSUNÇÃO. Começaram no dia 6 de Agosto com a novena e prolongaram-se até dia 15. Durante este tempo houve muita música variada incluindo Conjuntos Musicais, Ranchos Folclóricos e Tocadores de Concertinas. Também houve futebol Solteiros e Casados, Jogos Tradicionais e muitas tasquinhas de comes e bebes.

Este Ano a novena pareceu-me menos participada pelas pessoas da Aldeia. O dia 15 alvoreceu ao som de grande descarga de Morteiros e seguiu-se a arruada dos Bombos de Pendilhe e Banda Musical pelas ruas da freguesia. A missa solene foi Celebrada pelo Pároco, Acácio Nunes que nesse dia comemorava mais um Ano de Sacerdócio, a Procissão foi como sempre, bonita e majestosa com muitos andores e figuras Bíblicas. De Tarde realizaram-se os cortejos dos vários ranchos da Freguesia que é sempre um dos pontos mais altos e únicos na região, seguindo-se o tradicional Leilão, para depois dar lugar ao Concerto da banda Musical de S. Tiago de Ribaul que se prolongou até ás 20 horas. Seguiu-se a actuação de grupo musical, à meia-noite foi a Monumental descarga de fogo preso e artifício para gáudio de milhares de Pessoas que estiveram presentes e voltam sempre todos os anos. Terminaram, assim as festividades deste Ano.


Nelson Lisboa

Agosto 2010

MARINHEIROS DE PENDILHE REUNIRAM-SE EM ALMOÇO CONVIVIO NO RESTAURANTE DA MARINA.

Pendilhe, embora seja uma Aldeia do Interior do País, sempre teve bastante gente ligada à Marinha, pessoas que fizeram carreira profissional nesta Força Armada, ou que simplesmente lá cumpriram o serviço militar quando era obrigatório. Ainda actualmente Jovens de Pendilhe continuam a escolher a Marinha como modo de vida, exemplo disto é o caso do Sr. José António Cerdeira que além do próprio, tem lá de sua família o irmão Carlos (e apesar de já não se encontrar na Marinha, também outro irmão – Jorge-cumpriu lá o serviço militar) e dois Filhos, Toninho e Nuno.

E foi o José António mais o Arlindo Maneta que tiveram a ideia de reunir os actuais e antigos Marujos de Pendilhe neste almoço convívio que decorreu com alegria e boa disposição. De uma Lista de aproximadamente meia centena de pessoas estiveram presentes vinte e três. No final do repasto foram escolhidos três elementos presentes para organizarem no próximo ano, um novo almoço convívio de marinheiros de Pendilhe.

Agosto 2010

Nelson Lisboa

PEREGRINAÇÃO MILITAR INTERNACIONAL A LOURDES


Pela primeira vez e por amável convite de pessoa amiga ligada á organização desta Peregrinação Militar, peregrinei até este Santuário Mariano que se situa junto ás montanhas Francesas dos Pirenéus. Esta Peregrinação é organizada pela Capelania-Mor da Diocese das forças Armadas e forças de Segurança GNR e PSP em colaboração com a Agencia de Viagens, PAXTUR e decorreu de 20 a 25 de Maio.

Assim no dia 20, pela manhã 7h iniciamos a viagem no Marquês de Pombal em Lisboa rumo a Lourdes com uma primeira paragem no Entroncamento para entrada de mais peregrinos daquela localidade. Seguimos pela A23 até Vilar Formoso onde entrou mais um grupo de seis pessoas de Lamego. No nosso Autocarro viajava pessoas de vários extractos sociais e várias profissões, muitos militares das várias classes e muitos civis homens e mulheres. Também viajava o nosso Capelão, Coronel, António Teixeira, irmãmente conhecido por Frei Teixeira por ser da ordem Franciscana, Capelão chefe do Exército que com a sua bondade sua sabedoria e seu bom humor contagiou toda a gente de boa disposição nas longas horas de viagem e estadias nos vários locais onde pernoitamos e tomamos nossas refeições. Fizemos a primeira paragem em Cidade Rodrigo para almoçarmos e uma breve visita á cidade. Dali partimos rumo a Valladolid onde fizemos algumas visitas a locais interessantes como seja a sua Catedral muito bonita, construída em quatro épocas diferentes uma delas a ala esquerda que não está aberta ao publico por motivos do terramoto de Lisboa de 1755 que ali também causou danos. Pernoitamos nesta Cidade Espanhola e pelas 8h da manhã viajamos em direcção a Burgos para uma visita á sua Catedral, construída em estilo gótico Francês no de 1260 e dedicada á Virgem Maria.

Depois desta visita seguimos para o País Basco, S. Sebastian onde almoçamos num Restaurante Panorâmico no cimo de um monte com uma espectacular vista sobre a sua Baía, o país Basco revelou-se uma Região muito bonita, Rica e de excelente qualidade de vida.Com os estômagos saciados dirigimo-nos então para Lourdes onde chegamos no final do dia 21, instalamo-nos no Hotel Lorda onde havia alguns portugueses de Bragança a Trabalhar.Lourdes é uma cidade pequena mas tem tantos Hotéis como Paris, vive do comercio ligado ao Santuário e do Turismo, no centro da cidade corre o Rio Gave de Pau, que com o degelo das montanhas leva um grande caudal de água e onde se pescam Trutas muito parecidas com as do nosso Rio Paiva só que de maior tamanho. Chegados a Lourdes onde já se vivia um grande ambiente festivo com militares de todo o mundo fardados com os melhores Uniformes acompanhados pelas suas Bandas de musica e fanfarras percorriam avenidas ruas e esplanadas dos bares e restaurantes conviviam entre todos e trocavam pin’s, crachás e peças de fardamento entre os vários Países representados. Na manhã seguinte organizamo-nos junto ao nosso Hotel e dirigimo-nos em marcha com todos os militares Portugueses, cadetes e alunos dos estabelecimentos militares de ensino e com a Fanfarra da Marinha á frente fomos esperar o nosso Bispo D. Januário Torgal Ferreira ao Hotel Pádua de onde seguimos para a Basílica Notre Dame onde acolitado pelos capelães celebrou missa para a delegação portuguesa composta por aproximadamente 600 pessoas, nesta missa o Sr. Bispo lembrou os familiares já falecidos dos presentes, e, especial o Sr. General Lemos Pires que era natural de Lamego, falecido recentemente e lembrou o falecido cardeal D.António Ribeiro que foi Vicariato Castrense durante muitos anos. Estiveram também várias delegações de emigrantes portugueses de várias localidades francesas que também ali se deslocaram, de tarde houve a procissão do santíssimo e homenagem aos mortos junto ao Castelo. Há noite foi a Procissão das velas e vigília nocturna sempre com grandes enchentes de militares. No dia 23 foi a grande celebração pelo cardeal francês na Basílica PIO-X para todas as delegações, esta basílica é subterrânea muito rústica e espaçosa toda em vigas de cimento e sem qualquer pintura mas quando cheia de gente e toda iluminada fica muito linda é muito apropriada para grandes celebrações como foi o caso. Finda esta celebração foi a despedida de Lourdes de onde saímos no final do almoço em direcção a Andorra atravessando os Pirenéus franceses e chegamos ao fim da tarde desse dia. Instalados no hotel visitamos Andorra a Vella cidade cravada nas grandes montanhas com um rio pelo meio da cidade, a fonte de rendimentos deste principado é o comércio devido a ser um país muito pequeno e com poucos recursos naturais é uma zona franca para o comercio as ruas são estreitas mas tudo muito organizado e ex lente qualidade de vida. Na manhã do dia 24 o nosso bispo e os capelães celebraram na igreja de S. Estêvão uma missa de encerramento da Peregrinação. E foi altura de deixarmos Andorra seguindo agora em direcção á Catalunha e depois Saragoça onde visitamos a Catedral da Virgem do Pilar uma das três principais Catedrais de Espanha. No dia 25 depois de uma noite em Saragoça rumamos a Lisboa com Paragem para almoço em Taverna de Lá Reina e finalmente Marques de Pombal Lisboa. Nos vários locais de Paragem para jantar houve também momentos Culturais pois viajava connosco uma fadista residente da Taverna D’el-rei em Alfama Isabel Raimundo que á capela cantou fado, para todos os presentes, enquanto o Sr. Coronel Geraldo, Poeta Popular recitava poemas de sua autoria sendo muito aplaudidos por todos. No Regresso viajou connosco o senhor Bispo D. Januário e o representante do Estado e do Ministério da Defesa para esta peregrinação Sr. Contra Almirante, Fernando Pires da Cunha. Uma palavra de apreço para o nosso Guia Sr. Saul um profissional de turismo de Lisboa, muito competente e muito agradável a sua convivência com todos nós, e também para o nosso motorista Sr. Luís de Vila da Feira muito afável e profissional, deitou em todos um rasto de grande simpatia. A Peregrinação Militar internacional a Lourdes começou em 1958 quando dois Padres um francês e um Alemão ali se reuniram para a reconciliação entre as duas nações que tinham estado em guerra, começou por ser só a nível europeu mas que depressa se alargou aos outros países do mundo sendo que as maiores delegações são dos países do Leste. LOURDES é um local de grandes peregrinações onde BERNARDETE SOUBIROUS a Santa de Lourdes viu Nossa Senhora pela primeira vez em 11 de Fevereiro de 1858 numa gruta, depois viu um pequeno fio de água próximo da gruta e começou a escavar com as mãos e começou a jorrar água em grande abundância, desde então para cá muitas pessoas com doenças incuráveis se banham naquela água e ficando livres da sua enfermidade atribuem esse milagre á agua miraculosa que Nossa Senhora indicou a Bernardete.

Nelson Lisboa

Junho 2010

10 DE JUNHO - DIA NACIONAL DOS COMBATENTES, CELEBROU-SE MAIS UMA VEZ NOS JARDINS DE BELÉM JUNTO AO FORTE DO BOM – SUCESSO


As comemorações do dia nacional do combatente espalharam-se por todo o país, mas a concentração maior foi em Belém onde está o Mural com os nomes de todos aqueles que perderam a vida ao serviço da Pátria especialmente no ex Ultramar Português. As cerimónias começaram com uma missa de sufrágio pelos combatentes falecidos no Mosteiro dos Jerónimos, e foi celebrada pelo Pároco de Santa Maria de Belém e pelo Capelão da Marinha graduado em Cap. De Fragata, Domingos Nazaré.

Posteriormente, junto ao Monumento onde se encontravam delegações de todo o país da Liga dos combatentes, as cerimónias foram presididas pelo Vice-Almirante Vidal de Abreu que disse a determinada altura do seu discurso:

Pelo 17º ano consecutivo, num verdadeiro exercício de cidadania, encontramo-nos junto a este monumento para homenagear Portugal. Porque a forma de o fazer será homenagear todos quantos ao longo da nossa História, chamados um dia a servir Portugal, tombaram no campo da Honra em qualquer época ou ponto do globo”. Seguiu-se a homenagem ao segundo Tenente Oliveira e Carmo, herói do Oriente, morreu em combate no Mar de DIU, no longínquo Ex Estado da Índia Portuguesa em 1961 e comandava a pequena lancha da Marinha VEGA que em combate desigual lutava contra a poderosíssima Aviação e Marinha Indiana, tendo sido Flagelada e afundada por estes meios bélicos Indianos, morrendo, desta forma um marinheiro e o Comandante da Vega, Jorge Manuel Catalão de Oliveira e Carmo, que antes disse aos seus marinheiros para se fardarem de Gala, e assim morreriam com mais Honra.