Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Thursday, July 19, 2007

27 CONVIVIO DE PENDILHENSES EM LISBOA


No dia 8 de Julho realizou-se no Parque florestal de Monsanto junto ao Estádio de Pina Manique mais um Encontro de Pendilhenses residentes na CAPITAL do País. Como vem sendo hábito ao longo dos Anos, a parte da manhã foi preenchida com a celebração da missa pelo Padre Azevedo que na homilia enalteceu a importância destes encontros na preservação da amizade, usos e costumes das Terras onde os convivas têm as suas raízes. Os Cânticos litúrgicos estiveram a cargo de Ilídio Rodrigues que também acolitou o sacerdote na Celebração.

A manhã foi este ano para algumas pessoas um pouco perturbada pelo motivo de não se poder fazer fogo no local que até está apetrechado com assadores próprios mas que não se puderam utilizar pelo motivo de o País se encontrar em alerta amarelo neste trimestre de Julho a Setembro. Esta informação chegou um pouco atrasada originando a que pessoas que levaram alimentos para serem confeccionados no Local tiveram que socorrer-se de grelhadores eléctricos, tudo se resolveu em boa harmonia, o tempo da refeição foi em saudável confraternização de todos as pessoas presentes.

Parte da tarde foi preenchida com muita animação e jogos Tradicionais, o Grupo Musical Paulino+2 animou o concorrido Bailarico durante algumas horas, seguiu-se o Leilão de bebidas oferecidas por conterrâneos, sendo leiloeiro Zé Mineiro apoiado por Mário Pereira, seguiu-se uma breve e muito aplaudida actuação dos Bombos de Pendilhe, pelas 17 horas foi tempo de entrarem cena OS ROCK NA LATADA que durante uma hora e meia puseram as pessoas em delírio abanando o “capacete” com seu reportório de rock e algum heavy metal. Foi desta forma que a banda se apresentou pela primeira vez em Lisboa com uma excelente actuação, esta Banda Composta por talentosos jovens músicos de Pendilhe formada há cerca de dois anos aproximadamente e que até ao Ano Passado não tinha nome artístico adoptou o sugestivo nome ROCK NA LATADA de uma Crónica do JORNAL NOTICIAS DO PAIVA escrita por mim publicada no número de Outubro de 2006.

O Convívio Pendilhense foi participado por muita gente e este Ano contou com a Presença do Sr.Presidente da Junta de Freguesia de Pendilhe Orlando Canseiro e do Sr. Presidente da CAMARA MUNICIPAL Manuel Custódio revelando-se assim um Presidente nada Protocolar saindo do seu gabinete para estar ao lado das pessoas oriundas do seu município e que também contribuem muito para o seu desenvolvimento. Foi a primeira vez que o Presidente da Câmara Vila Nova de Paiva veio ao convívio dos Pendilhenses e muito honrou com a sua presença, a organização e todos as pessoas presentes.

Neste evento houve ainda a venda de produtos regionais, lá estava uma venda de enchidos e lacticínios da região, a Maria dos Prazeres com sua venda de chás ervas aromáticas e artesanato feito por esta Senhora de Pendilhe, também a Teresa da Latada (mulher de sete ofícios) não faltou com a sua venda de biscoito (doce da Teixeira).

E assim terminou mais um agradável e belo encontro de pendilhenses em Lisboa.

Julho de 2007

Nelson Lisboa

Wednesday, July 18, 2007

PEREGRINAÇÃO DIOCESANA DE 10 DE JUNHO Á SENHORA DA LAPA TRADIÇÃO MANTEM-SE

em a chuva e vento que se fez sentir neste dia impediu que milhares de romeiros devotos da Senhora da Lapa de vários pontos do país mas sobretudo da Diocese de Lamego ali se deslocassem para participar e assistir ás cerimónias religiosas presididas pelo Bispo da Diocese D. Jacinto Botelho.

Esta peregrinação anual começou com a tradicional novena sempre muito participada pelos devotos que para ali se deslocam nos primeiros dias de Junho e ali ficam cumprindo suas promessas ou pedindo protecção e resolução divina para os seus problemas do dia a dia. Este ano foi Pregador da Novena (ou Orador como agora se chama Tecnicamente) o Jovem Padre Natural de Pendilhe José Alfredo, e cujo tema da Pregação foi o Terço do Rosário e vida contemplativa ou seja rezar em família e ensinar os Jovens a rezar e contemplar os mistérios do rosário. No dia 10 de Junho de manhã foi a grande concentração das dezenas de Paróquias da Diocese que com suas Cruzes lanternas e estandartes processionais deram brilho à (desfile) Procissão que saiu da Igreja em direcção ao Miradouro onde foi celebrada a missa campal presidida por D. Jacinto e concelebrada por vários Sacerdotes Diocesanos e de Ordens Religiosas. Os Cânticos estiveram a cargo do Coro do Seminário de Lamego composto por Jovens Seminaristas e muito bem dirigido pelo seu Maestro que interpretou solenemente a solo de Cornetim alguns trechos musicais de Louvor á Virgem.Finda a missa foi hora de aconchegar os estômagos e regressar ás suas terras e suas casas confortados com todas

As emoções vividas na Senhora da Lapa onde se Volta sempre enquanto há vida. Pendilhe que ao longo dos anos sempre esteve representado oficialmente com cruzes e estandartes para levantar na Procissão este ano não se fez representar por motivos que segundo ouvi dizer se deveu a algum cansaço e avançada idade do Pároco Reverendo Acácio Nunes. Mas estiveram muitos pendilhenses que para ali foram de novena e outros no último dia oxalá a Senhora da Lapa lhes conceda as graças pedidas.

Nelson Lisboa

2007

ENCONTRO DE CASAIS MILTARES NO CENTRO MILITAR DE ELETRÓNICA EM PAÇO DARCOS

No passado dia 25 de Fevereiro, realizou-se no auditório desta Unidade Militar do Exército, mais um encontro de casais das Forças armadas e forças de Segurança. Estiveram presentes cerca de sessenta casais, alguns Capelães dos ramos militares e o Bispo das forças armadas Sr. D. Januário Torgal Ferreira, sendo recebidos à chegada pelo Sr. Tenente-Coronel, Segundo Comandante da Unidade.

Pelas 9,30h iniciaram-se os trabalhos cujo tema foi a FAMILIA, para debater este Tema D. Januário convidou um Casal, Pais de quatro filhos, o Sr.Coronel Médico da Força Aérea Dr. José Duarte e sua esposa DRª Maria do Rosário professora do Instituto de Odivelas, que pela sua experiência de família numerosa disseram como conseguem manter uma família Unida Harmoniosa e Feliz ao longo de quase três décadas de vida em comum, salientando o facto de ambos se terem conhecido em grupos de Juventude católicos escutismo e mais tarde na Universidade passando também pela pastoral Juvenil e pastoral das vocações do Patriarcado de Lisboa, interiorizando toda essa vivência ao longo dos anos dando-lhes uma enorme e saudável força que depois de já casados tem transmitido aos seus filhos, valores que eles tem assimilado também.

O Sr. Bispo Januário antes de encerrar o debate analisou o que foi dito pelo Casal e falou também da sua família que também era numerosa natural do Porto, os Pais e cinco irmãos, um já falecido, dizendo da surpresa com que seus Pais ficaram quando aos onze anos lhes disse que queria ser Padre, pois não imaginavam o jovem irreverente que gostava muito de futebol e outras viris brincadeiras, jamais quisesse ser Padre… Mas que depois aceitaram muito bem essa vocação de seu filho. De seguida houve a celebração da missa na Capela por D. Januário e Capelães presentes finda a qual rumamos ao refeitório onde foi servido o Almoço a todos os presentes terminando com o café no Bar de Oficiais e assim terminou este agradável convívio de gente ligada ás Forças Armadas e de Segurança. Em Setembro próximo há mais! Desta vez na colónia de férias da GNR na Costa de Caparica caso não haja algum imprevisto.

Nelson Lisboa

Março 2007

Novo Bispo de S.Tomé e Príncipe é natural de S.Joaninho Castro Da ire.

O Papa Bento XVI nomeou no passado mês de Dezembro o Sr. D. Manuel António dos Santos para Bispo de S. Tomé e Príncipe. A ordenação episcopal ocorreu em Fátima no dia 17 de Fevereiro. Presidiu ordenação o Cardeal D. José Saraiva Martins membro da congregação Missionária filhos do imaculado Coração de Maria (CLARETIANOS) a mesma de D. Manuel António, a cerimónia foi de grande alegria e muita emoção presenciada por muitos conterrâneos e amigos que vieram de vários pontos do País incluindo da sua Terra Natal. O novo Bispo que já trabalhou naquelas Ilhas como Missionário na década de noventa, entrou para o seminário menor de Resende em 1971, ingressando em 1978 na congregação missionária Claretiana, e foi ordenado sacerdote em Julho de 1985 em S. Joaninho por D.António Xavier Monteiro então Bispo de Lamego. O novo Bispo era o Superior provincial da Congregação dos Missionários do Coração de Maria e substitui no cargo D. Abílio de Sousa Ribas que renunciou por limite de idade. Ao novo Bispo desejamos um trabalho profícuo e produtivo na justiça e na paz em favor da igreja Saotomeense e daqueles que mais precisam da palavra de DEUS.

Nelson Lisboa

Março 2007

ENGENHARIA DO EXÉRCITO PORTUGUÊS PARTIU PARA O LIBANO.

Na madrugada do dia 25 de Maio partiu para Shama junto á Cidade De Naqoura onde está instalado o Quartel General da UNIFIL no sul do Líbano a UNIDADE DE ENGENHARIA 2 do nosso Exército , foi substituir a UNIDADE DE ENGENHARIA 1 que lá se encontrava desde Dezembro e que depois de um excelente trabalho feito no terreno regressaram com o dever cumprido e altamente elogiado e reconhecido pelas autoridades locais Militares e Civis segundo informações do seu Comandante Tenente Coronel Firme Gaspar aos órgãos de Comunicação Social. Os trabalhos iniciais foram terraplanagem e construção do aquartelamento onde ficaram instalados, depois deste trabalho realizaram trabalhos como construção de heliportos creches para crianças, desobstrução de Vias, arruamentos e apoio a forças Militares de outros países que lá se encontram e reconhecem na engenharia portuguesa trabalhos altamente qualificados e por isso os preferem, recorde-se que no Líbano se encontram mais quinze mil Militares De vários Países Formando as Forças da UNIFIL ali destacadas.. Como curiosidade esta Unidade tinha como segundo Comandante o SR. Major Engenheiro Arlindo Domingues, pessoa com ligações muito afectivas à Vila de Mões/Castro D’Aire por motivo de sua Esposa dali ser originária.

A Engenharia 2 que agora se encontra naquele Teatro de Operações é Comandada Pelo Sr. Tenente Coronel Engenheiro Rodrigues dos Santos e Major Ferreira, foi essencialmente formada no Regimento de engenharia Nº1 Pontinha e fez a sua preparação em SANTA MARGARIDA finda a qual lhes foi entregue ao seu comandante o Estandarte Nacional (BANDEIRA NACIONAL) que os acompanhará na missão em Cerimónia ali realizada no dia 8 de Maio. Esta Unidade é composta por um batalhão dividido em três módulos um módulo de apoio que integra vários pelotões como o da saúde, alimentação, Transmissões, secretariado, segurança, e Desminagem. Um Módulo de construções Verticais e outro de Construções horizontais, irão continuar o trabalho de reconstrução das partes destruídas pela Guerra travada entre Israel e o Hesebolla. Estes Homens são assistidos espiritualmente pelo Padre Capelão Tenente Coronel Teixeira, um frade franciscano do Alentejo. São um total de 141 homens e mulheres com uma moral elevada cientes dos riscos que correm, mas também com muito profissionalismo e dedicação que saberão elevar bem alto em terras do médio Oriente a Bandeira Portuguesa, o nome de Portugal e as suas Forças Armadas, neste contingente e integrando a equipa de Transmissões seguiu o 1º sargento TM Rui Lisboa filho de Diamantina e Nelson Lisboa naturais de Pendilhe, a quem cabe por missão manter operacionais as redes de comunicação do aquartelamento com o resto do mundo, a todos desejamos uma boa Missão e bom regresso para junto de suas famílias.

Nelson Lisboa

Junho 2007

PEREGRINAÇÃO DIOCESANA DE 10 DE JUNHO Á SENHORA DA LAPA TRADIÇÃO MANTEM-SE

Nem a chuva e vento que se fez sentir neste dia impediu que milhares de romeiros devotos da Senhora da Lapa de vários pontos do país mas sobretudo da Diocese de Lamego ali se deslocassem para participar e assistir ás cerimónias religiosas presididas pelo Bispo da Diocese D. Jacinto Botelho.

Esta peregrinação anual começou com a tradicional novena sempre muito participada pelos devotos que para ali se deslocam nos primeiros dias de Junho e ali ficam cumprindo suas promessas ou pedindo protecção e resolução divina para os seus problemas do dia a dia. Este ano foi Pregador da Novena (ou Orador como agora se chama Tecnicamente) o Jovem Padre Natural de Pendilhe José Alfredo, e cujo tema da Pregação foi o Terço do Rosário e vida contemplativa ou seja rezar em família e ensinar os Jovens a rezar e contemplar os mistérios do rosário. No dia 10 de Junho de manhã foi a grande concentração das dezenas de Paróquias da Diocese que com suas Cruzes lanternas e estandartes processionais deram brilho à (desfile) Procissão que saiu da Igreja em direcção ao Miradouro onde foi celebrada a missa campal presidida por D. Jacinto e concelebrada por vários Sacerdotes Diocesanos e de Ordens Religiosas. Os Cânticos estiveram a cargo do Coro do Seminário de Lamego composto por Jovens Seminaristas e muito bem dirigido pelo seu Maestro que interpretou solenemente a solo de Cornetim alguns trechos musicais de Louvor á Virgem.Finda a missa foi hora de aconchegar os estômagos e regressar ás suas terras e suas casas confortados com todas

As emoções vividas na Senhora da Lapa onde se Volta sempre enquanto há vida. Pendilhe que ao longo dos anos sempre esteve representado oficialmente com cruzes e estandartes para levantar na Procissão este ano não se fez representar por motivos que segundo ouvi dizer se deveu a algum cansaço e avançada idade do Pároco Reverendo Acácio Nunes. Mas estiveram muitos pendilhenses que para ali foram de novena e outros no último dia oxalá a Senhora da Lapa lhes conceda as graças pedidas.

Nelson Lisboa

2007

EM PENDILHE , MARINA E GENTIL COMEMORARAM 25 ANOS DE CASAMENTO.


O dia 14 de Abril foi dia de celebração de bodas de prata da Marina e do Gentil, reuniram um numeroso grupo de pessoas entre familiares e amigos e fizeram uma elegante festa de aniversário de casamento. Secretamente organizada pelos seus dois filhos Pedro e Diniz, que desta maneira quiseram homenagear os seus Pais, surpreendendo, assim o casal que de todo não esperavam este feito dos seus filhos. Houve missa solene na Igreja Paroquial decorada a rigor para o efeito, a que se seguiu uma excelente refeição no restaurante de que são proprietários. Houve lançamento de foguetes e tocadores de concertina que assim deram um tom festivo à aldeia, depois do corte do bolo comemorativo e brindes com champanhe houve um animado baile ao som das concertinas onde muitos convidados mostraram os seus dotes de dança, entre as pessoas presente s encontrava-se o Sr. Presidente da C.M. de VILA NOVA DE PAIVA e outras figuras publicas do nosso Concelho.



MARINA CHAVES ESTEVES

Marina Chaves Esteves, é a segunda filha de uma prol de 10 irmãos filhos do Casal, Alcina Chaves e Gomercindo Marcelino. Nascida e criada em Pendilhe, a Marina cedo revelou que queria construir a sua independência, ainda muito jovem casou com o Gentil e rumaram a Lisboa à procura de melhor futuro, o Gentil entrou para funcionário da Câmara Municipal onde ainda se mantêm, a Marina empregou-se em Restaurantes de boa qualidade da Capital onde se especializou na arte de cozinha, trabalhava muitas horas para alem do horário normal a fim de melhorar o seu salário. Entretanto nasceu o seu filho Pedro e não foi fácil conciliar o exaustivo trabalho e prestar os cuidados necessários ao recém nascido, mas com garra e espírito de sacrifício tudo ultrapassou, e começou então a revelar a sua veia empreendedora e a pensar regressar a sua terra natal da qual sentia muitas saudades e aí abrir um restaurante e trabalhar por conta própria. Se bem o pensou, melhor o fez, como já tinha casa construída em Pendilhe, aproveitou o R/C e abriu o seu restaurante Discoteca e residencial, foi uma pedrada no charco no marasmo de Pendilhe, a estrada nova do Barreiro não mais foi a mesma e passou a ter um movimento não usual, pessoas de aldeias Vilas e Cidades da região passaram a frequentar o Restaurante da Marina e a ficarem alojados na sua Residencial. Hoje a estrada nova tem mais estabelecimentos que dão vida e muito também contribuem para o desenvolvimento de Pendilhe mas a Marina foi a Pioneira. Por toda a parte que se houve falar de Pendilhe, fala-se do café da Marina que hoje está sobe gerência do seu filho Pedro, o ponto de referencia de Pendilhe continua a ser o Café da Marina. Atrevo-me até a dizer e com as devidas reticencias que a Marina colocou Pendilhe no Mapa.

Nelson Lisboa

2007-04-21


O NATAL DA MINHA INFANCIA

Quando eu era pequenino tinha Mundos verdadeiros…

Vivia numa casa humilde e pequena, mas que me parecia muito grande…

Tinha umas Ovelhinhas, um Cavalinho de nome Príncipe, um cãozinho e o meu Pião, que faziam as minhas deliciosas brincadeiras de Criança.

Minha mãe fazia a Ceia na rústica e velha cozinha, enquanto fiava a pura lã das Ovelhas que artesanalmente transformava em quentes meias para os pés e confortáveis camisolas que me protegiam do imenso frio que se fazia no meu Torrão Natal, Meu velho Vis avô contava-me histórias, lindas lendas de encantar! Enquanto minhas irmãs enchiam de sonhos o meu Berço de Embalar, e o crepitar da Lareira acesa aquecia toda a casa, era uma Criança feliz… Tenho saudades desses Natais da minha aldeia, do Presépio lindo, da Igreja cujas figuras me fascinavam, da velhinha Padaria onde a tia Arminda de Vila Cova era um exemplo de bondade e bem fazer ás crianças da minha Aldeia, saciando-lhe muitas vezes a fome com saborosos e quentes Pães de trigo, tenho saudades dos grupos da Acção Católica que sempre faziam os seus alegres Teatrinhos (Comédias) contagiando de alegria toda a população residente, tenho saudades dos saltimbancos que passavam na minha Aldeia e ali ficavam durante dias com numerosas Famílias abrigados num qualquer Palheiro enquanto faziam seus negócios. Recordo com saudade o Homem do Cinema ambulante que assentava arraiais lá p’ró lado da Praça e à noite Projectava filmes sobre o nascimento de Cristo no Salão Paroquial ao preço de um escudo por Pessoa, que fascínio ver Cinema naquele Tempo numa Aldeia que ainda nem Luz eléctrica tinha!!!

Era assim o Natal da minha infância…Por tudo isto desejo a todos os meus amigos a todos os leitores do Noticias do Paiva que tenham passado um Santo e Feliz Natal e que 2007 seja um Ano de realizações Profissionais e familiares.

Nelson Lisboa

Janeiro 2007

Páscoa em Pendilhe

Pendilhe viveu a festa da Páscoa deste ano com menor entusiasmo, não se realizou a tradicional VIA-SACRA ao SENHOR da PIEDADADE, que era sempre um dos motivos que mais mobilizava os Pendilhenses a viverem este tempo Pascal com grande alegria e fervor religioso. Achei, também que o grupo de jovens católicos de Pendilhe esteve menos participativo não realizando actividades que em anos anteriores imaginavam e criavam eventos dando mais cor e brilho ás festas pascais da nossa Terra. Valeu a sempre prestimosa e louvável colaboração do Sr. Adelino Peníz que com a sua voluntariedade lá fez a VIA-SACRA de sexta feira Santa na IGREJA Paroquial que se encheu de gente especialmente pessoas de mais idade que ficaram felizes por assim terem participado na via dolorosa do SENHOR.

O Domingo da ressurreição foi vivido com intensidade da parte da manhã com Procissão e missa na Igreja estando presentes muitos emigrantes que vieram de vários pontos do País e estrangeiro, principalmente de Lisboa, França e Espanha para assim poderem viver a Páscoa em família. Lamentavelmente a visita Pascal não se realizou ao domingo como era tradição durante muitas décadas de anos anteriores tornando a tarde desse dia monótona e desértica em termos de movimento humano, de algum tempo para cá a autoridade religiosa de Pendilhe e eventualmente por falta de tempo deixou de fazer a visita Pascal ao Domingo em Pendilhe, e este ano fez-se na segunda feira de manhã a seguir á missa das oito horas, vieram então dois Padres de Lamego que começando um de cada ponto da freguesia, rapidamente levaram a CRUZ a beijar aqueles que abriram as portas de suas casas. Lamentavelmente muitos emigrantes já tinham regressado aos seus locais de trabalho e onde residem não podendo viver a Páscoa em pleno pelos motivos referidos, da parte da tarde foi o mesmo marasmo que tinha sido o Domingo não se notando a festa da Páscoa. Penso que a autoridade religiosa em futuro próximo em conjunto com a população devem tomar medidas consensuais para que se siga um rumo digno para as duas partes ou a continuar assim a tradição Pascal em Pendilhe vai extinguindo-se lentamente por si própria, o que é sempre de lamentar numa terra de fortes ligações cristãs.

Abril de 2007

Nelson Lisboa