Histórias da Vida

eu sinto me um passarinho sem ter asas para voar...feito rio em correntezas procurando pelo mar

Name:
Location: Portugal

Sunday, December 25, 2005

EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE MARIA ANTERA NA JUNTA DE FREGUESIA DO LARANJEIRO


A comemorar o seu vigésimo aniversário esta freguesia do Concelho de Almada, está a promover vários eventos culturais de entre os quais destacamos a exposição de pintura de uma “filha da nossa Terra” a Pendilhense Maria Cecília Cerdeira mas que adoptou o nome artístico de Maria Antera e que reside naquela freguesia há vários anos.
Esta exposição decorre de 21 de Outubro a 4 de Novembro que está patente ao Publico de 2ª a 6ª feira das 10 ás 12 e das 14 ás 16horas e aos sábados das 16 ás 19horas. Na inauguração que decorreu pelas 21.30h, a sala foi pequena para acolher tanta gente que ali acorreu para felicitar a Maria Antera por mais esta iniciativa. Estiveram ali presentes autarcas da freguesia, familiares, amigos e gente anónima que não quis perder este evento cultural que está inserido num Município onde os espaços ligados á cultura são abundantes.
Presidiu Ao acto o Sr. Presidente Autarca local acompanhado do vereador da Cultura daquela freguesia, que usou da palavra para enaltecer o talento e a criatividade da artista que descobriu esta sua vertente para a arte de pintar já um pouco “tarde” mas que tem uma enorme força de vontade e espírito de sacrifício para aprender e aperfeiçoar-se cada vez mais. Por sua vez o vereador da Cultura entregou a Maria Antera uma medalha comemorativa dos 20 anos daquela Autarquia. Maria Antera dirigiu também algumas palavras de agradecimento a todas as pessoas presentes, pelo apoio manifestado e agradeceu especialmente ao marido e filhos que lhe dão uma grande força seguiu-se um Coffebreak no Bar da Junta, fazendo-se um brinde de felicitações com um Vinho Moscatel da Região.


Falei com a Maria Antera que me revelou que pretende continuar a estudar afim de concluir habilitação que lhe permita talvez um dia ingressar na Escola de artes António Arroio, por enquanto vai continuar a estudar pintura no atelier de artes em Almada, trabalhar e cuidar da família.
A artista pretende concretizar um sonho que acalenta há algum tempo, que será expor os seus quadros na Terra onde nasceu há quarenta anos, com pinturas referentes á ruralidade usos e costumes e toda a natureza envolvente de Pendilhe, oxalá essa vontade da Maria se realize e não será difícil arranjar espaço para tal uma vez que Pendilhe tem um novo edifício junto aos Canastros, que em minha opinião seria o local ideal para tal evento. A Maria Antera já expôs no seu concelho Vila Nova de Paiva, em Agosto de 2004 nas instalações da biblioteca municipal, e tem paralelamente à exposição do Laranjeiro alguns dos seus quadros expostos na Oficina da Cultura em Almada numa exposição colectiva com outros artistas, a pintura de Maria Antera revela-se em vários temas como o impressionismo e surrealismo e destacam-se a Rudeza da Beira Alta, a Tranquilidade do Alentejo e o Azul do Mar.
Registo com agrado o reconhecimento do trabalho da Maria Antera neste caso no Laranjeiro e desejo-lhe muito êxito nesta sua nova faceta de pintora de Arte e aqui estarei para divulgar os seus trabalhos, sempre que deles tenha conhecimento.